{Inês} Review: A Herança Bolena (PT)

portugueseposts

A Herança Bolena

Título Original: The Boleyn Inheritance
Autor:
 Philippa Gregory
Tradutor: Maria Beatriz Sequeira
Data:
 Novembro 2007 (originalmente 2006)

Editora: Livraria Civilização Editora
Páginas: 469 (Capa mole)
Género: Histórico | RomanceGuerra
Série: Tudor #3
Idioma: Português
ISBN: 9789722625630

 


A Minha Opinião:

Nesta série, A Corte dos Tudors, acompanhamos o longo reinado do Rei Henrique VIII da Inglaterra.

Este volume, A Herança Bolena, é o terceiro na ordem cronológica desta série, magnificamente escrita por Philippa Gregory.

Este livro é narrado a três vozes, por Ana de Clèves, território germânico, para a Inglaterra para se casar com o Rei, e, assim, fugir do seu irmão que a enclausurava, querendo-a só para si.

Assim, a Rainha Ana teve como dama de companhia Catarina Howard, prima de Ana Bolena, levada para a corte sob a influência de seu tio, Duque de Norfolk, cujo objectivo é obter riqueza e estatuto, através da influência do Rei.

Ana é uma Rainha maravilhosa, simples, humilde, sem ambição desmedida, até porque vê no seu marido, o Rei, um velho, com idade para ser seu pai, doente e mal cheiroso, devido à ferida que tinha na perna. É retratada como uma jovem simpática, embora não saiba falar inglês, esforça-se para aprender.

Assim, o tempo vai passando e Catarina começa a ver no Rei a possibilidade de ascender cada vez mais alto, na corte. Ana começa a aborrecer o Rei, por ser uma pessoa um pouco monótona e apática. 

Assistimos ao afastamento de Ana, por parte do Rei e à ascensão de Catarina Howard como a nova Rainha da Inglaterra.

Catarina tem uma ambição desmedida e vê  no objectivo de dar um herdeiro ao rei uma obsessão. Toma atitudes nada dignificantes para uma mulher, quanto mais para uma Rainha. 

Mas a nova Rainha tem como aia Jane Bolena, que a apoia e encobre todos os seus actos recrimináveis.

Jane Parker Bolena é uma personagem muito interessante, especialmente neste livro, embora o seu arrependimento seja demasiadamente descrito e referido, na minha opinião, ao longo da narrativa.

Pela primeira vez, o leitor conhece os pensamentos e os verdadeiros sentimentos de Jane Bolena. Demonstra-se arrependida do facto de ter testemunhado contra o marido. Jorge Bolena, e contra a cunhada, Ana Bolena, acusando-os de incesto, condenando-os à morte. Jane demonstra sentir a falta de Jorge, amá-lo verdadeiramente, mostrando que foram os ciúmes que a fizeram acusá-los, herdando a fortuna dos Bolena, o que a tornou numa burguesa rica, com o objectivo de se casar novamente.

 O retrato do Rei Henrique VIII é chocante. O Rei tem atitudes infantis e extremamente egocêntricas. pois continua a pensar que é jovem e bonito, esquecendo-se de que está velho, obeso, doente, com uma ferida que o faz coxear e ter um cheiro que provoca náuseas.

Do casamento anterior com Jane Seymour, o Rei teve o primeiro herdeiro masculino, mas a Rainha teve uma morte precoce. Assim, o Rei decidiu casar-se com Ana de Clèves, em 1539.

O fim da narrativa impressionou, pois o reinado de Henrique VIII ficou conhecido como sangrento e cruel para com as suas seis esposas. 

Mas gostei especialmente de Ana e gostei do final da sua vida, já sem ser rainha, mas sobrevivendo às mãos do Rei.

A escrita de Philippa Gregory é excepcional, faz-nos viver dentro da corte, com diálogos credíveis e fluentes, que nos ensinam a História da Inglaterra do século XVI. Embora muito  da sua escrita seja ficção, resultado da sua imaginação, é também fruto de uma intensa e pormenorizada pesquisa histórica, juntamente com o seu inegável talento como romancista. A escrita elegante, envolvente e descritiva ajuda o leitor a compreender os factos históricos, com algumas explicações pessoais, mas muito credíveis. 

Recomendo esta leitura, bem como a de todos os  outros livros que já li desta autora.

Philippa Gregory tornou-se uma das minhas escritoras preferidas, a melhor no género “Romance Histórico”.

Os Meus Cups:

Advertisements

We love comments. If you wish, you can comment here and we'll try to reply to you as soon as possible. Thank you for stopping by :)

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s