{Inês} Review: O Prisioneiro do Céu (PT)

portugueseposts

Review by Inês (PT):
O Prisioneiro do Céu
(El Prisionero del Cielo)

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradutor: Sérgio Coelho
Data:
 28 de Junho de 2012 (originalmente 2001)

Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 393 (Capa mole)
Género: Fantasia | Mistério Cultura
Série: El Cemeterio De Los Libros #3
Idioma: Português
ISBN: 9789896573003
Cups:
5 Cups


A Minha Opinião:

O  Prisioneiro do Céu é o terceiro volume da tetralogia sobre O Cemitério dos Livros Esquecidos, de Carlos Ruiz Zafón.

Neste livro reencontramos personagens familiares aos leitores que acompanham as obras de Zafón,  personagens como Fermín Romero de Torres, David Martín, Daniel Sempere Filho e Julían Caráx.

Através deste livro conhecemos o passado da personagem mais enigmática desta série: Fermín Romero de Torres, que conta a sua história de vida ao seu confidente, Daniel Sempere Filho. Assim, compreendemos os motivos de Fermín ter aparecido na Livraria Sempere, no primeiro volume desta série, A Sombra do Vento.

Um misterioso homem visita a livraria “Sempere e Hijos” e ameaça revelar segredos perturbadores e toma uma atitude inesperada. 

Ao longo da narrativa conhecemos melhor a família Sempere, cujas personalidades aventureiras dão um encanto especial a esta série sobre livros, a paixão por estes, a coragem de seguir um sonho e viver alimentando-se dele. 

A minha personagem preferida é Daniel Sempere Filho, pela sua história de vida, pela maneira como gere a sua livraria, pelos seus medos e pela força interior que sempre demonstrou ter. É uma pessoa com carácter,  com princípios,  que não se deixs corromper e que luta por aquilo em que acredita.

A narrativa é desenvolvida de uma forma maravilhosa,  com avanços e recuos no tempo, que ajudam o leitor a conhecer o passado de personagens muito importantes e interessantes. 

O factor mistério é característico do autor, que faz com que o leitor não consiga parar de ler enquanto não descobrir o passado das personagens. 

David Martín é a surpresa desta narrativa, pois descobrimos nele a razão de muitos acontecimentos inexplicáveis no volume anterior,  O Jogo do Anjo.

A parte curiosa é aquela em que surgem referências interessantes sobre Julían Caráx e David Martín.

Encontramo-nos na Barcelona de 1957, onde Fermín conta a sua história a Daniel, seu amigo e confidente. Fermín é uma personagem muito importante,  de uma maneira algo forçada pelos acontecimentos do presente,  visto que a sua vida está prestes a mudar para sempre.

Bernarda é a paixão de Fermín,  simboliza o povo,  simples e de poucas posses, tem uma maneira popular de se expressar, mas  ama verdadeiramente Fermín.

A caracterização de cada personagem é feita na perfeição,  basta algumas referências específicas para o leitor associar a descrição a uma determinada personagem,  visto que o rol de personagens lhe é familiar dos volumes anteriores. 

É-nos apresentada uma realidade chocante sobre o passado das personagens,  mas é descrita de forma brilhante,  com partes de humor que aliviam a tensão dramática da trama principal.  A escrita de Zafón é detalhada e emotiva, desperta no leitor a vontade de conhecer mais sobre as suas personagens inesquecíveis. 

Este livro representa um retrato vivido da sociedade espanhola,  durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), governada pelo regime fascista de Franco, com ideais que fizeram dos espanhóis vítimas das maiores barbaridades. 

Espero que um quarto volume desta série seja editado em Portugal,  visto que Zafón,  para mim, é um dos melhores escritores da actualidade. 

Recomendo esta leitura, com o regresso ao Cemitério dos Livros Esquecidos com o seu guardião Isaac. Descubram todas as obras de Carlos Ruiz Zafón. Tenho procurado cumprir este objectivo.

Advertisements

We love comments. If you wish, you can comment here and we'll try to reply to you as soon as possible. Thank you for stopping by :)

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s