{Inês} Review: Marina (PT)

portugueseposts

Review by Inês (PT):
Marina
(Marina)

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradutor: Maria do Carmo Abreu
Data:
 28 de Setembro de 2010 (originalmente 1999)

Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 260 (Capa mole)
Género: Romance | Paranormal
Idioma: Português
ISBN: 9789896571191
Cups:
5 Cups


A Minha Opinião:

Zafón é um dos meus escritores preferidos. Cada obra que leio deste autor torna-se uma leitura de eleição,  pela emoção que a escrita de Zafón transmite ao leitor.

Este livro, Marina, conta a história de Óscar Drai, um jovem de 15 anos, que vive num colégio interno, por ser orfão.

A acção principal tem como cenário a cidade de Barcelona, que infelizmente não conheço,  mas adoro imaginá-la segundo as maravilhosas descrições de Zafón.  Nesta história descreve a Barcelona antiga e os seus palacetes abandonados.  

As temáticas preferidas do autor estão todas presentes. O leitor depara-se com ambientes góticos, jovens aventureiros,  acontecimentos misteriosos onde o suspense é tal que o leitor anseia pela última página para desvendar o mistério. 

Mas, na minha opinião, Zafón gosta de deixar dúvidas na mente do leitor,  bem como neste livro como no livro O Jogo do Anjo, há situações que o leitor fica na dúvida se os acontecimentos foram reais ou se foram alucinações ou ilusões vividas na mente das personagens. 

A história é contada na primeira pessoa do singular. Tem como narrador a personagem principal,  Óscar.  A acção decorre entre 1979 e 1980. O narrador inicia a sua história contando o final e só depois explica o que aconteceu antes desse desfecho. Gostei muito desta narrativa,  por ser diferente do habitual. 

A escrita de Zafón é soberba, emotiva, melodiosa e muito misteriosa. O seu romance Marina foi o último dedicado ao público jovem (género Young-Adult), passando a escrever para os adultos. 

O passatempo preferido de Óscar é vaguear pelas ruas antigas de Barcelona e ver os seus palacetes abandonados. Ao entrar numa mansão abandonada, conhece Marina e Germán. 

Esta é uma história de suspense e mistério,  uma história de fantasmas e marionetas enfeitiçadas. 

Óscar é puxado por Marina para investigar uma estranha história de amor, inspirada no livro Frankenstein,de Mary Shelley, um romance de terror gótico,  que a autora escreveu aos 19 anos. 

Recomendo!

Advertisements

We love comments. If you wish, you can comment here and we'll try to reply to you as soon as possible. Thank you for stopping by :)

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s