{Inês} Review: As Luzes de Setembro (PT)

As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro - CRZ
Título Original: Las Luces de Septiembre
Autor:
 Carlos Ruiz Zafón
Tradutor: Maria do Carmo Abreu
Data:
 Maio 2014 (originalmente 1 de Outubro de 2005)

Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 256 (Capa mole)
Género: Romance Universal
Série: A Trilogia da Neblina #3

Idioma: Português
ISBN: 9789896575205
Cups:

A Minha Opinião:

Com este livro, As Luzes de Setembro, Carlos Ruiz Zafón conclui mais uma trilogia, com um livro destinado ao público jovem, fruto da fusão de géneros literários dos dois volumes anteriores.

Zafón trouxe uma conclusão interessante para a Trilogia da Neblina.

Lazarus Jann é um fabricante de brinquedos, vive numa mansão, Cravenmore, a casa do Cabo, na cidade de Baía Azul, na Normandia.

A acção principal passa – se no ano de 1937. Esta é uma história de terror, cheia de mistério e fantasia.

Simone Souvelle é viúva e vive com os filhos, Dorian e Irene, mas a vida em Paris não é fácil e mudam para a Normandia. Simone é governanta de Lazarus e leva os filhos para uma pequena casa, perto do mar.

Hanah é empregada de Lazarus e faz amizade com Irene. Assim, Hanah apresenta o seu primo Ismael a Irene e ambos se aproximam.

A escrita de Zafón é mágica, transmite emoção e sonho. Esta trilogia tem os principais componentes duma boa história de terror, com suspense e horror.

A personagem de Andreas Corelli é uma das mais misteriosas do autor, pois aparece em mais do que um livro, com um simbolismo misterioso e intrigante.

Espero que o próximo livro de Zafón seja editado em português, pois o prazer da sua escrita é indescritível.

Com a mestria que lhe é característica, Zafón transmite fortes emoções ao leitor. Gosto muito da melodia das suas páginas, com personagens reais, com as quais o leitor cria uma forte empatia.
Zafón é uma voz da literatura universal, encanta o leitor com a sua criatividade exposta em cada um dos seus livros. Conhecer as suas obras foi uma descoberta incrível, trouxe-me personagens inesquecíveis, deixou-me enigmas por decifrar e fez-me adorar o seu mundo.

Neste volume, As Luzes de Setembro, os elementos de suspense trazem uma conclusão inquietante à Trilogia da Neblina.

Gosto muito da maneira como Zafón constrói as suas personagens. Apresenta-as de forma subtil e vai dando-lhes densidade e uma profundidade sentimental complexa, que tem influência na escolha do leitor para vir a conhecer todas as suas personagens.

Só pela melodia das suas palavras, vale a pena ler todos os seus livros, ficando sempre a vontade de relê-los para reviver o sentimento de conforto que a sua escrita transmite.

Espero, ansiosamente, pela próxima tradução de um dos seus livros, talvez a continuação da série O Cemitério dos Livros Esquecidos, para voltar a sentir a emoção das suas palavras e a familiaridade com algumas das suas personagens.

Recomendo a leitura dos livros de Carlos Ruiz Zafón.

Inês

Advertisements

We love comments. If you wish, you can comment here and we'll try to reply to you as soon as possible. Thank you for stopping by :)

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s