{Inês} Review: O Aroma das Especiarias (PT)

O Aroma das Especiarias

As Luzes de Setembro - CRZTítulo Original: Peaches for Monsieur le Curé
Autor:
 Joanne Harris
Tradutor: Ana Saldanha
Data:
 Setembro 2012 (originalmente 2012)

Editora: Grupo ASA
Páginas: 494 (Capa mole)
Género: Romance
Série: Chocolate #3

Idioma: Português
ISBN: 9789892320106
Cups:

A Minha Opinião:

Vianne Rocher é uma protagonista inesquecível. Conhecê-mo-la em Lansquenet-sur-Tannes, a aldeia que serve de cenário do livro Chocolate, o primeiro de uma série, da autora Joanne Harris.

No passado, La Céleste Praline foi a chocolataria de Vianne.

No início da narrativa deste terceiro volume da série, O Aroma das Especiarias, Vianne vive com o seu companheiro, Roux, e, com as duas filhas, Anouk e Rosette, em Paris. Ao receber uma carta muito importante, Vianne decide regressar a Lansquenet, no Sul de França, pois acredita que a sua visita poderá ajudar quem mais precisar da sua magia e intuição.

Quando chega à vila, Vianne decide ir passar umas férias com as duas filhas, mas cedo se apercebe que existe um conflito entre a comunidade muçulmana e a comunidade católica, entre as duas margens do rio Tannes. Mas, Vianne, tenta equilibrar a situação com a sua magia, alguns pêssegos e chocolate.

Vianne é uma feiticeira muito intuitiva, usa a magia para ajudar o próximo e utiliza o dom para fazer chocolates, que proporcionam momentos intimistas com algumas personagens.

Anouk é uma adolescente preocupada com o próximo, muito amiga da mãe e protectora para com a irmã Rosette.

Rosette é uma menina especial, que tem uma maneira muito especial de comunicar e de ver o mundo e as pessoas que a rodiam. É uma persongem deliciosa, que emociona quem a conhece.

Joséphine foi amiga de Vianne no passado, continua misteriosa, mantendo os seus segredos.

Armande era amiga de Vianne na chocolataria e escreve-lhe uma carta que mudará o rumo da sua vida, volta do passado, dando mais do que motivos válidos para que Vianne pense no que é importante para a sua vida.

Roux, o companheiro de Vianne, é uma personagem importante, apesar das suas ausências,  ao longo da narrativa, pois não quis abandonar o seu barco-casa, em Paris.

O Curé Francis Reynaud é o padre da vila, é uma personagem fulcral ao longo da narrativa. Representa a Igreja Católica, é muito conservador, o que provoca momentos de muita tensão entre os habitantes.

O que mais me agrada nesta série de livros é o facto de as personagens nos serem familiares. Assim, livro após livro, o leitor reencontra personagens do passado, o que se torna reconfortante.

O Aroma das Especiarias foi uma leitura compulsiva, pois a curiosidade aumenta à medida em que a acção se desenvolve.

Penso que este livro é o terceiro volume de uma trilogia, logo, será a sua conclusão.  Mas fiquei com a esperança de que a autora queira continuar esta história, com persongens queridas pelos seus leitores, pois o final deste livro deixou-me com a sensação de que a protagonista e a sua família vão continuar as suas vidas, partilhando-as com o leitor.

A escrita de Joanne Harris é mágica, melodiosa, transmite aromas e cheiros únicos no mundo literário.

Recomendo esta trilogia e esta leitura, em específico, O Aroma das Especiarias lê-se num ápice,  apesar das suas imensas páginas.

Aguardo a hipotética continuação da série Chocolate.

Inês

Advertisements

We love comments. If you wish, you can comment here and we'll try to reply to you as soon as possible. Thank you for stopping by :)

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s